terça-feira, 27 de julho de 2010

I Seminário Estadual da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde - Núcleo-RS

A Escola de Saúde Pública, com a Seção de Saúde da População Negra e a Política de DST/AIDS, do Departamento de Ações em Saúde, da SES, promove, em parceria com a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde Núcleo-RS, o I Seminário Estadual da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, nos próximos dias 04, 05 e 06 de agosto, no Hotel Continental, com o tema “A Produção de Saúde e o Combate ao HIV/AIDS pelos Terreiros”.

A ESP, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS), tem como principal objetivo promover a formação e o desenvolvimento de pessoal de saúde e de agentes sociais para a gestão de políticas públicas de saúde, definindo seu projeto político pedagógico como Educação em Saúde Coletiva.

Desenvolve, entre outras atividades, a Educação em Saúde e a produção de conhecimento na área de Saúde das Populações Indígena e Negra, através do Núcleo de Educação em Saúde das Populações Indígena e Negra (NESIN), buscando fomentar e desenvolver atividades voltadas para a educação em saúde e produção de conhecimento, considerando a especificidade da saúde destas populações.

Dentro deste propósito, vem buscando consolidar parcerias com instituições de saúde e áreas afins, tendo como foco uma política descentralizada de educação permanente que contemple o debate e a sensibilização para as questões da diversidade, das iniquidades e do racismo institucional dentro do SUS .

Dessa forma, o Seminário, em sua primeira edição, surge como uma necessidade de incentivar a Rede de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde no Estado do Rio Grande do Sul, reunindo diferentes lideranças de tradições de matriz africana, pesquisadores, gestores e trabalhadores de saúde. O objetivo é dar visibilidade aos saberes tradicionais dos terreiros; levantar as ações de prevenção e promoção de saúde que vêm sendo desenvolvidas nestes locais no que diz respeito à DST/AIDS e Tuberculose; e propor estratégias de interlocução entre os terreiros, o controle social e o SUS.