segunda-feira, 19 de julho de 2010

Milton Santos

Lideranças do Movimento Negro estão convidadas para no dia 31 de julho, participar do lançamento do marco luminoso na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Data que o reitor Naomar Almeida dará início à construção do Instituto Milton Santos, no Campus de Ondina. Neste mesmo local terá uma praça onde abrigará o busto do professor Milton Santos, homenagem da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Reparação (Semur) ao ilustre baiano, por sugestão do também professor Jaime Sodré.

Milton Almeida dos Santos nasceu em Brotas de Macaúbas (interior da Bahia), formou-se em Direito em 1948 pela UFBA e ganhou destaque em diversas áreas da geografia. Foi professor em Ilhéus e Salvador, mas também lecionou em diversos países por conta do exílio político durante a ditadura de 64. De 1964 a 1977 ensinou na França, Estados Unidos, Canadá, Peru, Venezuela e Tanzânia. Autor de aproximadamente 40 livros dentre eles: “O Povoamento da Bahia”, “O Futuro da Geografia”, “Zona do Cacau”, dentre outros.

Doutor honoris causa em vários países, ganhador do prêmio Vautrin Lud em 1994 (prêmio Nobel de geografia), Milton Santos um dos grandes nomes da geografia brasileira e considerado um dos mais populares, morreu em São Paulo, dia 24 de junho de 2001, vítima de câncer.

Fonte: SEMUR