segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Missa e caminhada homenageiam São Roque e São Lázaro


A realização da festa em homenagem a São Roque modificou o trânsito na Rua Aristides Novis, no bairro da Federação

Redação CORREIO

clique na imagem para ampliar

Devotos de São Roque e São Lázaro e de Omolu, claro, já sabem que todo 16 de agosto acontece a Caminhada Azoany, que sai do Pelourinho em direção ao santuário, em São Lázaro, Federação. As atividades começam às 9h, com missa na Igreja do Carmo. Às 11h, começa a concentração na Praça do Reggae e, às 13h, é iniciada a caminhada, com a animação do afoxé Korin Efan. A programação ainda inclui missas às 7h e 11h e, às 17h. a Benção do Santíssimo.

A festa de São Roque é uma das tradições compartilhadas nas diversas regiões do Engenho Velho da Federação e Federação. A missa em homenagem ao santo católico, segundo padroeiro da Igreja de São Lázaro, é de origem católica, mas é forte a participação do candomblé, que homenageia Omolu com lavagem da escadaria da igreja de São Lázaro, velas acesas e banho de pipoca.

Conta-se que São Roque nasceu no século XIII na França, em Montpellier, e era filho do governador. Estudou nas melhores escolas da cidade e provavelmente cursou a Faculdade de Medicina. Após perder os pais, Roque decide seguir as palavras de Jesus ao invés de administrar os bens e patrimônios da família. Mais tarde, distribui seus bens e vai cuidar dos doentes da epidemia da peste negra.

Obaluaê também é considerado pelos devotos do candomblé como protetor das doenças infecto-contagiosas. Sua veste é de palha, esconde o segredo da vida e da morte. Reservado, simples, trabalhador e solitário, Obaluaê é o nome usado para o Omolu velho, mais introvertido.

Trânsito
A realização da festa em homenagem a São Roque modificou o trânsito na Rua Aristides Novis, no bairro da Federação, nesta segunda-feira (17). Segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), a Polícia Militar interditou o acesso para veículos na via de acesso à igreja, também conhecida como Estrada de São Lázaro.

O trânsito está lento na Rua Caetano Moura em função do bloqueio na entrada da Estrada de São Lázaro. Há lentidão também na Avenida Garibaldi, nos acessos ao bairro da Federação. O motorista deve evitar a região.