segunda-feira, 18 de julho de 2011

Diário Oficial destaca homenagem de Bira Corôa a Neuza Borges

O Diário Oficial do Estado da Bahia trouxe matéria de capa sobre o projeto de resolução que concede título de cidadã baiana à atriz Neuza Borges, de autoria do deputado estadual Bira Corôa (PT-BA). Confira a seguir:

Bira Corôa propõe título de cidadania para Neuza Borges

A atriz brasileira Neuza Borges, nascida em Florianópolis em 8 de março de 1941, é um dos ícones negros da dramaturgia brasileira do século XX. O deputado Bira Corôa (PT) quer homenageá-la e por isso apresentou projeto de resolução na Assembleia Legislativa, concedendo o título honorífico de cidadã baiana à atriz, durante uma sessão especial em data a ser estabelecida pela Mesa Diretora da Casa.

Neuza Borges iniciou sua carreira em São Paulo, como crooner de orquestra, em casas noturnas. Trabalhou com grandes maestros como Clóvis Lima e Salgado Filho. Sua estreia na televisão foi na telenovela Venha ver o sol na estrada, com Márcia de Windsor, na TV Record. No começo de carreira, ainda atuou em Beto Rockfeller, na extinta TV Tupi.

Somando cerca de 30 papéis nas telenovelas brasileiras, sua presença marcante foi destacada na interpretação de personagens de destaque em tramas de sucesso como Escrava Isaura, Dancin’ Days e A Indomada.

São 35 anos de carreira e dezenas de prêmios, entre eles a Ordem de Tiradentes. No cinema, atuou em Polaroides Urbanas (2006), O Herói (2004), Uma Vida em Segredo (2001), Um Crime Nobre (2001), dentre muitos outros filmes.

"Além disso, Neuza Borges destaca-se como militante pela igualdade racial no Brasil, denunciando a discriminação sofrida por atrizes negras na televisão brasileira", justificou o petista Bira Corôa, autor da proposição.