Os principais shoppings de Salvador foram palco de desfile surpresa de mulheres com trajes afros das religiões de matriz africana, na manhã desta segunda-feira (25). O deputado estadual Bira Corôa (PT-BA) esteve presente e conferiu de perto a intervenção, que chamou a atenção de empresários do ramo da moda para a ausência de vestimentas específicas para mulheres descendentes de africanos na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra na América Latina e Caribe.
“Beleza e consciência resumem bem a iniciativa”, definiu o deputado, que é presidente da Comissão de Promoção de Igualdade (Cepi) da Assembléia Legislativa da Bahia. O desfile foi uma realização conjunta do Coletivo de Entidades Negras (CEN), Fórum Estadual das Religiões de Matriz Africana, Rede Religiosa de Matriz Africana do Subúrbio e a Associação dos Terreiros de Cajazeiras e Águas Claras.
“Existe uma grande demanda por este tipo de roupa, mas, devido à falta dos trajes, as mulheres são obrigadas a consumirem os produtos confeccionados segundo a moda européia”, explica a coordenadora nacional de políticas de gênero do Coletivo de Entidades Negras (CEN), Lindinalva de Paula. Segundo realizadores do evento, as peças chegam a custar mais de R$ 150.
Para Bira Corôa, “não há justifica para cidades como Rio de Janeiro e São Paulo venderem estes produtos e a Bahia ficar de fora”. O parlamentar destaca ainda que a data tem um significado forte para a Bahia, “pelo número de mulheres negras que aqui vivem”.
HISTÓRIA – Em julho de 1992, acontecia o 1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, reunindo representantes de mais de 70 países na República Dominicana; A partir de então, 25 de julho virou marco internacional da luta e da resistência da mulher negra em relação à opressão de gênero e de etnia. Na Bahia, além da Comissão de Igualdade da AL, o segmento conta com o apoio da Cese, CUT e Secretaria estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos para promover, de 23 a 30 de julho, atividades educativas e culturais em reverência à data. Confira aqui a programação.