sexta-feira, 22 de julho de 2011

Nota Oficial do Coletivo de Entidades Negras sobre o falecimento de Vera Mendes

O Coletivo de Entidades Negras (CEN) cobre-se de tristeza pelo falecimento de Vera Mendes, também conhecida como Vera do Agbara, fundadora do Grupo Afro Agbara Dudu que fez história no Rio de Janeiro.

Segundo o dicionário Cravo Albin de Música "o Bloco Afro Agbara Dudu surgiu com a característica de mantenedor das tradições, mesmo fora do período de carnaval, assim como alguns blocos de Salvador o fazem, entre eles, Olodum, Ilê Aiyê e Araketu". Criado em 1982 se não foi o primeiro, com certeza foi o mais fundamental e marcante grupo afro do Rio de Janeiro, tendo sido importante elemento de agregação e encontro de várias gerações de militantes que, nas ruas de Madureira, dançavam aos ritmos que vinham das casas de Axé, se conheciam, namoravam e viviam a efervescência de uma década que se iniciava exigindo plena democracia e o fim do racismo no país.

Nos últimos anos Vera filiou-se ao Coletivo de Entidades Negras e buscava resgatar os tempos áureos do Agbara Dudu. Infelizmente faltou-lhe o tempo e, tal como vem ocorrendo em todo o país às organizações negras tradicionais, faltou-lhe principalmente o aporte financeiro para recuperar instrumentos, reorganizar a casa, trazer mais instrumentistas e retomar o fôlego há um tempo perdido.

Vera do Agbara era figura marcante do Movimento Negro carioca. Mulher de opiniões fortes, decidida, não se furtava em emitir suas opiniões e levantar as bandeiras na qual acreditava.

O Coletivo de Entidades Negras (CEN), lamenta a passagem de sua filiada mas, ao mesmo tempo alegra-se por sua vida plena de realizações tanto no âmbito político, quanto pessoal e acredita que o legado de Vera não se perderá com o tempo, pelo contrário, seremos nós agora os responsáveis por levar adiante sua bandeira de luta e todo o amor que ela sempre dedicou à questão étnico-racial e à cultura afro-brasileira.

Atenciosamente,

A Coordenação Nacional do Coletivo de Entidades Negras