segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Para ter um sorriso maduro

Uma parcela expressiva dos brasileiros entrará no time dos grisalhos em alguns anos. Dessa forma, é importante garantir o bem-estar de seus dentes. Isso é capaz de evitar desde problemas gástricos até má oclusão. Infelizmente, a turma da terceira idade não é alvo de campanhas de
conscientização nesse sentido.

Hoje, 75% dos brasileiros chegam aos 60 anos sem nenhum dente.Certamente, as doenças bucais e as extrações seriam consideravelmente menores se os idosos também fossem educados a ir ao dentista. São vários o motivos que prejudicam um sorriso maduro.

Quem hoje tem 60 anos ou mais, viveu em uma época em que a Odontologia era muito radical. As restaurações eram feitas removendo não só a cárie como também partes saudávies dos dentes e a extração do dente era a alternativa mais comum e mais barata encontrada naquela época. Ao longo do tempo, essas pessoas foram introduzindo a idéia de que o dente natural não tinha importância. Percebiam que era a solução de um problema. Sendo assim, a grande maioria dos idosos brasileiros não cuidam dos dentes, não vão ao dentista e quando aparecem a doença, geralmente, já está instalada.

Algumas medidas podem ser realizadas para minimizar os problemas bucais na maioridade:

Reposição Dentária: Os dentes perdidos devem ser substituídos por próteses móveis e fixas.
As próteses móveis devem ser limpas após cada refeição com água e sabão ou com pastilhas efervescentes ( bactericidas e fungicidas).

Pasta de dente: É fundamental ter flúor na composição da pasta dental. Evite os excessos de pasta e dê preferência as que têm consistência de gel, pois permanecem mais tempo na superfície dos dentes.

Fio dental: O uso diário de fio dental remove os resíduos de alimentos entre os dentes e torna o hálito agradável. O fio não deve ser passado com força contra a gengiva.
Bochechos: É preciso muita cautela quando se recorre a eles. Procure enxaguatórios que apresentem menor ou nenhuma concentração de álcool. Essa medida previni agressões a mucosa bucal.

Artigo retirado do 
http://www.sm-odontologia.com.br/m5_p2.php




Mello Odonto Center
Dra. Natalie C Mello Xavier
Especialista em Reabilitação Oral e Disfunção Temporo Mandibular
www.melloodontocenter.com.br
melloodontoc@hotmail.com