segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Unilab é comemorada durante abertura de encontro Pan-Africano em São Francisco do Conde


Com o intuito de debater o papel do negro na economia, o resgate dos valores étnico-afros e as formas de ampliação da integração entre as populações de origem africana no mundo todo, aconteceu, neste sábado (13) em São Francisco do Conde, a abertura do 1º Encontro Internacional Pan-Africano, o Enipan. O deputado estadual Bira Corôa (PT) prestigiou, ao lado da prefeita Rilza Valentim e de outras personalidades brasileiras, africanas e européias, o evento que é preparatório para o Ano Mundial do Renascimento Pan-Africano, que se dará em 2013.

“São Francisco do Conde sai na frente com essa abertura, referenciando sua administração com a prática de políticas afirmativas”, disse Bira Corôa, que é presidente da Comissão de Promoção da Igualdade do Legislativo baiano. O deputado comemorou junto com a prefeita a publicação no Diário Oficial da União, efetivando o segundo campus da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) em São Francisco do Conde.

A Unilab, que já tem campus no Ceará, será a quarta universidade federal da Bahia e traz uma experiência de intercâmbio entre alunos brasileiros e africanos que falam a língua portuguesa. No evento, Bira Corôa reencontrou a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), com quem esteve junto homenageando mulheres negras em Camaçari. A programação do Enipan vai até o dia 17, quarta-feira, quando será finalizado com debates no Centro Cultural da Câmara dos Vereadores de Salvador.