quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Caminhada para celebrar o Dia de São Lazaro e Azoany

Por Edinei Dantas

Acontece hoje, 16, a partir das 10 horas, a 14ª edição da Caminhada Azoany, quando cerca de 3000 adeptos da religião de Matriz Africana (candomblé), agradecem ao Orixá Inkisse, em cortejo do Pelourinho até a Federação, na Igreja de São Lazaro, Santo homenageado nesta data. Quem quiser se padronizar pode trocar uma lata de leite pela camisa do evento, na sede da Associação Comunitária Alzira do Conforto, à Rua das Laranjeiras, nº14, no Pelourinho.

Azoany, como é conhecido no Jejé, é o Deus de saúde e morte, o Orixá Inkisse, que está em plena consonância e contato com a humanidade, buscando através do dia a dia a solução de problemas que atingem a matéria humana. No dia 16 de agosto de 1999 a Associação Comunitária Alzira do Conforto reuniu um grupo de pessoas ligadas ao Candomblé e à Igreja Católica, a fim de comemorar o dia de São Lázaro e Azoany (Omolú, Obaluaê), para reverenciar e cumprir promessas em agradecimento.
Além da Caminhada a instituição realiza seminários em todas as edições, discutindo assuntos relacionados à religiosidade, buscando com isso encontrar caminhos que fortaleçam a religiosidade em nosso estado.

Programação:

 - 10 Horas - Missa na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

- 12 Horas – Concentração na Rua das Laranjeiras, próximo ao Projeto Axé do Pelourinho e caminhada até a Igreja de São Lázaro, na Federação.

- 14 Horas – Saída do Cortejo.