sexta-feira, 14 de agosto de 2009

XI Caminhada Azoany



Todos de Branco para saudar Azoany.


A caminhada Azoany acontece pelo 11º ano consecutivo no mesmo dia em que a igreja católica comemora São Lázaro. A caminhada é um cortejo com saída do Pelourinho até a Igreja de São Lázaro no Bairro da Federação, onde os adeptos da religião de Matriz Africana (candomblé) agradecem ao Orixá pelos pedidos atendidos durante todo o ano. Azoany, com é conhecido no Jejé, é o orixá de saúde e cura, que esta em pleno contato com a humanidade, buscando através do dia a dia a solução de problemas que atingem a matéria humana.

Esta caminhada é então o resultado de uma obrigação religiosa de senhor Martins, morador antigo do pelourinho hoje com 77 anos e que realizava a mesma há 44 anos. Com a chegada da organização Alzira do Conforto está é ampliada. O nome da caminhada surge de uma conversa da Yalorixá Mãe Aida e os organizadores, que até então não conheciam as diversas denominações para o Orixá da Cura.
Os adeptos do candomblé vêem em Azoany, o orixá que irá curar os malefícios que se encontra em seus corpos, depositando nele toda sua fé. No último ano o cortejo contou com a participação de aproximadamente 2000 pessoas de todas as classes, que encontram na mesma o seu momento de reflexão que os fazem caminhar um percurso de 06 km, cantando louvações para o Orixá e agradecendo pelos benefícios e atendimento de suas demandas.

Este ano ela vem com novidades, pois, além de acontecer na Igreja do Carmo que nunca teve um momento igual, terá a participação de vários templos religiosos do interior, acontecerá entre os dias 13 e 14 de agosto um seminário para discutir esta divindade sobre diversos pontos de vista.

Para um dos organizadores da Caminhada Albino Apolinário é importante buscar outros espaços de dialogo sobre este orixá e por isto a ampliação no formato da mesma. Segundo o Babalorixá PC de Oxumaré, um dos consultado sobre o novo formato da caminhada o povo de santo está se encontrando e estes são momentos de organização e de pensar os formatos de atuação. ”Fico feliz, por que as coisas de terreiro têm que acontecer com os Terreiros” finalizou

Luciane Reis