Neste domingo em Salvador tem manifestação religiosa com um forte acento afro-brasileiro. É o dia da festa para São Roque, que alcançou uma grande popularidade na cidade por conta da sua associação com divindades como Obaluaê, e também da Caminhada Azoany.
No Santuário de São Roque e São Lázaro (Federação), tem missa às 7 e às 9 horas (esta com elementos da cultura afro-brasileira). A missa solene será às 15 horas, seguida de procissão.
Já a programação da 11ª edição da Azoany começa às 9 horas com uma missa na Igreja do Carmo, Pelourinho, onde atualmente está sediada a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.
A igreja da irmandade está em reforma. As missas com a participação da confraria, como será o caso desta, tem um belíssimo rito inculturado, ou seja com elementos da cultura afro-brasileira. Logo após a missa tem a concentração na Praça do Reggae. A saída está marcada para às 13 horas, embalada pelo afoxé Kori Efan.
A caminhada segue para encontrar a procissão de São Roque. Para saber mais sobre a Azoany tem um post sobre ela aqui . Outra opção é blog oficial da caminhada, que você acessa clicando neste espaço.
Fonte: Mundo Afro