quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Novidades para a Caminhada Azoany


Tem novidades na preparação da já tradicional Caminhada Azoany, que reúne o povo de santo no dia da festa católica de São Roque. Azoany é uma das denominações jeje para as divindades Obaluaê e Omolu, do candomblé ketu e Kavungo do angola.
Este ano as atividades começam mais cedo. Amanhã, quinta-feira, com uma conferência na Casa do Benin das 14 às 16 horas. Na sexta, tem mais uma sessão de debates das 9 às 12 horas e a segunda das 14h30 às 17 horas. Todas elas serão ligadas a discussões sobre a religiosidade afro-brasileira.
No dia 16, as atividades começam com uma missa na Igreja do Carmo- sede provisória da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, pois a sua igreja está em reforma-, seguida da concentração para a caminhada na Praça do Reggae. As 13 horas é a saída embalada pelo afoxé Korin Efan. A marcha segue para a Federação onde se encontra com a procissão de São Roque.
Ainda dá para conseguir a camisa da caminhada. Basta levar um quilo de alimento não perecível até a sede da associação Alzira do Conforto na sexta e no sábado das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas. A sede da Alzira do Conforto fica na Rua das Laranjeiras, 14, 1º andar, Pelourinho.


Fonte: Mundo Afro