terça-feira, 3 de agosto de 2010

Seminário “Integralidade dos Direitos Humanos, Equidade de Gênero e Raça”

Relatoria do Direito à Saúde Sexual e Reprodutiva da Plataforma Dhesca Brasil tem no seu Plano de Trabalho para 2010 a realização de um seminário cujo objetivo é debater questões conceituais sobre igualdade de gênero e raça, como forma de contribuir para o avanço das propostas das Relatorias de Direitos Humanos, tendo em consideração que, para algumas pessoas, esse é um tema ainda relativamente desconhecido.


A Relatoria do Direito à Saúde Sexual e Reprodutiva da Plataforma Dhesca Brasil tem no seu Plano de Trabalho para 2010 a realização de um seminário cujo objetivo é debater questões conceituais sobre igualdade de gênero e raça, como forma de contribuir para o avanço das propostas das Relatorias de Direitos Humanos, tendo em consideração que, para algumas pessoas, esse é um tema ainda relativamente desconhecido.

Esta proposta partiu da constatação de que o trabalho das Relatorias não contemplava uma análise de gênero e de raça/etnia, deixando questões importantes da população feminina, da população negra e outros grupos étnicos ausentes da maioria das atividades da Plataforma. Introduzir as questões relativas a gênero e raça nos debates, documentos, diagnósticos, relatórios, missões e demais atividades das Relatorias é uma forma de dar visibilidade aos direitos humanos das mulheres, negros e grupos étnicos.

O Seminário ocorrerá nos dias 12 e 13 de agosto em Brasília, e contará com a participação das Relatorias, Assessorias, Coordenação, Secretaria Executiva, representantes da UNFPA e especialistas. Estão se articulando ainda a vinda das Relatorias Argentinas do Direito das Crianças e do Direito à Justiça, para troca de experiências.

O propósito do seminário é que as Relatorias incorporem as perspectivas da igualdade de gênero e da igualdade de raça nas suas ações. A expectativa é a de que, a médio prazo, as Relatorias e Assessorias dialoguem com os sujeitos das localidades visitadas por ocasião das missões sobre a urgência de se desconstruir as relações desiguais de poder em matéria de gênero e de raça/etnia nos espaços da vida cotidiana, dos movimentos sociais, da academia, da incidência política, do controle social e demais campos da participação cidadã.